quarta-feira, 26 de junho de 2013

Parquearaxaense lança campanha para construção do Hospital do Diabético



O vendedor aposentado José Valci Gonçalves (foto), de 65 anos, residente na rua Torres Portugal, 256, no Parque Araxá, é portador de diabetes há 22 anos e sente na pele o massacre que essa doença faz com os seres humanos que a contraem. O sofrimento o levou a encetar uma campanha visando à construção do Hospital do Diabético em Fortaleza, objetivando melhorar as condições de vida principalmente das pessoas mais humildes, que não possuem planos de saúde e encontram sérias dificuldades para serem atendidas por equipes médicas especializadas e adquirir os remédios necessários ao tratamento e controle desse mal que tem sido responsável por mutilações, cegueiras, debilitações e muitas outras seqüelas e, infelizmente, não tem cura.
“Comecei essa campanha praticamente sozinho, conversando com outros portadores da doença, com autoridades ligadas à área da Saúde e participando de programas de rádio. Hoje, graças a Deus, já contamos com apoio de uns 20 diabéticos, bem como de diversos comunicadores, que usam os espaços que possuem na imprensa para difundir a idéia, mostrando a todos a necessidade e a importância de termos um hospital destinado exclusivamente para a diabetes, que é uma doença cruel e não possui muitos profissionais especializados para o atendimento aos pacientes”, afirma Valci.
Segundo ele, a campanha tenta sensibilizar o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza, através de suas secretarias de Saúde, para que a unidade hospitalar seja construída, pois muitos diabéticos estão morrendo à míngua por falta de atendimento adequado. “Pelo menos 37,2% da população de Fortaleza sofre de diabetes, não computando-se aí aqueles que ainda não foram identificados, por absoluta falta de conhecimento e de exames especializados. Em média surgem 5 novos casos por dia. E a maioria não tem condições financeiras suficientes para comprar seus remédios e ser atendida adequadamente”, acrescenta.
Quem quiser saber mais detalhes sobre a campanha “Seja um guerreiro de sangue doce - Participe da luta pela construção do Hospital do Diabético”, basta entrar em contato com Valci Gonçalves através do telefone (85) 3223.6411.
(Matéria a ser publicada na próxima edição do JPA)

Nenhum comentário: