quinta-feira, 2 de abril de 2009

Exemplo de perseverança

Neste último final de semana, no meio da correria do dia-a-dia, comecei a ler o livro “Roberto Carlos em Detalhes”, de autoria do escritor baiano Paulo César de Araújo. A referida obra, para quem não sabe, foi retirada das prateleiras das livrarias de todo o país, em cumprimento a uma ordem judicial movida pelo próprio artista, alegando que ela contém alguns relatos muito íntimos sobre sua vida, que não interessam ao grande público.

Pois bem, estou quase na metade da leitura do livro e já pude constatar que a trajetória de Roberto Carlos sempre foi marcada por um caminho indispensável para quem pretende vencer qualquer batalha: a perseverança. O que ele levou de porta na cara no início da carreira, não está no gibi! Foram incontáveis as vezes em que amigos, locutores de rádio, apresentadores de TV, empresários artísticos, proprietários de gravadoras, gerentes de casas de shows, dentre outros, o aconselharam a procurar outra profissão, sob o argumento de que ele poderia ser tudo na vida, menos cantor.

Mesmo com todos os “nãos”, e mesmo tendo que andar de muletas dos 6 até os 15 anos de idade (por conta do histórico acidente de trem em sua terra natal, que amputou parte de uma perna), Roberto Carlos foi à luta, ignorou todas as barreiras que lhe foram impostas e transformou-se, sem sombra de dúvidas, no maior nome da música popular brasileira de todos os tempos, já tendo embalado os sonhos de pelo menos cinco gerações.

Lendo “Roberto Carlos em Detalhes”, fico a imaginar como, na maioria das vezes, somos fracos, como desistimos tão facilmente de alguns projetos só porque alguém bem acolá opinou negativamente. Este livro é, acima de tudo, uma lição de vida, uma certeza de que, se o ser humano tem um sonho, e talento para colocá-lo em prática, não deve engavetá-lo baseado em comentários de pessoas que geralmente são do contra porque não gostam de dar chance ao que é novo, ao que ainda está por vir.

4 comentários:

Joanice Sampaio disse...

Juracy, vou te dar um breve testemunho meu:

Ano passado o jornal O Povo abriu inscrição para o projeto Novos Talentos. Foram cerca de 500 inscrições de estudantes de várias faculdades de jornalismo de Fortaleza.

Os selecionados participaram de um prova de português e conhecimentos gerais, depois quem passasse nessa etapa iria para o psicotécnico, após aprovados, daqui 13 participaram de duas semanas de um ciclo de palestras com profissionais do sistema O Povo. Depois se seguiram para uma entrevista final onde seriam escolhidos 10 para estagiar durante 3 meses.

Estive durante todas estas fases. Entretanto, fiquei entre os 3 excluídos. Fiquei triste comigo mesma.

Em janeiro, houve nova inscrição. Me inscrevi passei pelo mesmo processo. Com a diferença é que em vez de 10 eles apenas ficariam com 8 e eu estou entre os 8.

Segunda começo para ficar até junho.

Sei que é apenas um estagio curto, o resto é com Deus.

Juracy Mendonça disse...

Boa sorte, Joanice. E seja perseverante!!!

Izaira disse...

É isso, Primo. Assino em baixo sobre sua opinião a cerca do livro. Pena que o próprio Roberto não tenha sentido assim e tenha reprovado o livro exatamente porque expõe os "não" que ele recebeu e o seu sofrimento em torno do problema físico que ele sofreu (talvez se sinta diminuído ao expor seu lado frágil de humanidade).
Não é engraçado? O Rei não quer ser mortal, quer ser Deus?
Beijos

Ivaneide Ximenes disse...

Precisamos de bons exemplos assim,amigoooo...