sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Prefeitura reduziu o Parque Araxá pela metade

Muitos moradores estranharam o fato de o jornal “CETV” não ter mostrado alguns lugares históricos do Parque Araxá, nem eventos ali existentes, como o “Araxá Folia” e o “Festival de Quadrilhas do Compadre Rogério”, por exemplo. Mas a culpa por essa falha não é da produção do programa, e sim da Prefeitura Municipal de Fortaleza, que anos atrás, não se sabe com quais critérios, definiu que, oficialmente, a extensão territorial do Parque Araxá é limitada às avenidas Bezerra de Menezes (norte), José Bastos (leste), Jovita Feitosa (sul) e ruas Professor Anacleto e Pedro Ferreira de Assis (oeste). Ou seja, segundo essa determinação, o limite entre o Parque Araxá e o Rodolfo Teófilo é a avenida Jovita Feitosa, e não a rua Porfírio Sampaio, como a maioria esmagadora dos parquearaxaenses imagina.

Se fizermos um rápido passeio pela região vamos constatar que isso significa uma verdadeira agressão à lógica e à história, pois muitas empresas, entidades e eventos que tradicionalmente pertencem ao Parque Araxá estão fora desses limites estabelecidos pela Prefeitura. Podemos começar pela Igreja de Cristo do Parque Araxá, que está instalada há mais de 60 anos na rua Frei Marcelino, quase esquina com rua Tiradentes. A Capela de São José Operário, criada pela Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios para os católicos do Parque Araxá, funciona na esquina das ruas Professor João Bosco e Coronel Nunes de Melo. O Clube Recreativo Tiradentes, conhecido na cidade inteira como uma agremiação pertencente ao Parque Araxá, fica na rua Tiradentes, quase esquina com Bernardo Figueiredo. O Campo do Tigrão, que até hoje sedia jogos de clubes de futebol do Parque Araxá, engloba o quarteirão formado pelas ruas Minervino de Castro, Monsenhor Furtado, Cândido Jucá e Coronel Nunes de Melo. A concentração do “Araxá Folia”, bloco pré-carnavalesco fundado há 10 anos, é na esquina das ruas Frei Marcelino e Padre Cícero. O “Festival de Quadrilhas do Compadre Rogério”, que todos dizem ser do Parque Araxá, é realizado na praça Ari de Sá Cavalcante.

Além disso, empresas como Mercadinho Pantanal, Panificadora Pamil, Restaurante Paulinho do Frango, Colégio Deoclécio Ferro, Colégio Manuelito Azevedo e até a Expresso Timbira (cuja sede fica na esquina das ruas Padre Cícero e Capitão Francisco Pedro) colocam em suas publicidades que estão localizadas no Parque Araxá. Mas, para as autoridades (in)competentes, todas essas referências pertencem ao Rodolfo Teófilo. Por isso, não foram citadas no programa televisivo que homenageou o Parque Araxá. Resumindo: os “gênios” que reduziram nosso bairro ao quadrilátero formado pelas avenidas Bezerra de Menezes, José Bastos, Jovita Feitosa e ruas Professor Anacleto e Pedro Ferreira de Assis podem entender de muita coisa, menos de história.

3 comentários:

José Fontaine disse...

olá juracy....bom dia!
Primeiro quero lhe parabenizar pela volta, desejando-lhe o sucesso q vc merece. Agora sobre o seu comentário, eu concordo em parte, por entender que a Produção do Jornal, deveria ter checado todas as informações prestadas pelo órgão público municipal, mesmo que fosse através dos moradores mais antigos, as nossas enciclopedias ambulantes. Agora bem mais grave do que esta questão de "fronteira", foi ver as pessoas serem entrevistadas, e dizer que ali ta tudo bem!!!! Ninguém denunciou de fato, o que vem acontecendo nas imediações da lagoa, no quesito "fumo"......é incrível como os caras fazem isso a céu aberto, na cara da guarda municipal, Ronda e policiais que vz por outra estão por lá! A esquadrilha da fumaça, no mau sentido claro, manda e desmanda naquele ambiente fantástico, e as autoridades não fazem nada. E depois da puxada do pito, salvem-se quem puder............Um abraço companheiro!

Iris Nascimento disse...

Alô Juracy, que bom te ver falando do nosso bairro,do jornal do Parque Araxá, coisa e lousa, deu prá matar um pouquinho a saudade.Parabéns amigo, um cheiro da Iris.

Agenor disse...

Caro Juracy,
Assisti ao Jornal do Meio Dia que abordou o bairro Parque Araxá.
Parabéns pela sua participação e pelo esforço em divulgá-lo através do seu jornal e lutar por melhorias, coisa rara nos cidadãos desta cidade.
Mantenha a luta.
Abraços,