quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Paróquia de Santo Afonso comemora 25 anos de sacerdócio do padre Geovane

                            
     As diversas pastorais e comunidades católicas da Parquelândia e bairros vizinhos estão preparando uma programação especial para comemorar em grande estilo o transcurso dos 25 anos de sacerdócio (Bodas de Prata) do padre Francisco Geovane Saraiva Costa (foto), que há quase 10 anos é o titular da Paróquia de Santo Afonso, período em que vem se destacando pela presença constante em todas as ações e projetos que visam o crescimento sócio-cultural e espiritual daquele rebanho.
     Padre Geovane é natural de Capistrano, interior do Ceará, filho de Agapito Saraiva Costa e de Maria Eliete Saraiva. Assimilou as primeiras letras em sua terra natal, indo estudar depois nas cidades de Tucano e Ilhéus (Bahia), Campo Mourão (Paraná), Brasília (onde fez o Curso de Filosofia), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), onde fez o Curso de Teologia, culminando com sua ordenação sacerdotal em Capistrano, no dia 14 de agosto de 1988, celebrando no dia seguinte a sua primeira missa solene.
     Seu ministério sacerdotal, até agora, foi todo em Fortaleza, iniciando-se pela Paróquia de São Pio X (Pan Americano), indo em seguida para as Paróquias São Francisco de Assis (Dias Macedo) e Nossa Senhora da Paz (Aldeota), chegando na Paróquia de Santo Afonso no dia 30 de novembro de 2003, em substituição ao padre Djair Gomes Cavalcante, imprimindo uma nova fase de evangelização no bairro.
     Padre Geovane é também escritor, já tendo lançado os livros “O Peregrino da Paz” e “Nascido Para as Coisas Maiores” (em homenagem a Dom Hélder Câmara), “A Ternura de um Pastor” (homenagem a Dom Aloísio Lorscheider), “A Esperança Tem Nome” e “Dom Helder: Sonhos e Utopias - O Pastor dos Empobrecidos”. No mês de agosto será lançado o livro “25 Anos Sobre Águas Sagradas”, uma coletânea de fotos e artigos de sua autoria, publicados em jornais, revistas, sites, blogs etc.. É membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará, da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e vice-presidente da Previdência Sacerdotal.
     Sua intensa atividade religiosa e literária já lhe rendeu várias condecorações, das quais destacamos o título de Cidadão de Fortaleza, Medalha Boticário Ferreira, Medalha de Defesa dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara e a Medalha Dom Hélder Câmara, o Artesão da Paz.
     (Transcrito do JPA de agosto/2013)

Nenhum comentário: