terça-feira, 29 de julho de 2014

Editorial da próxima edição do JPA

     Já vai longe, bem distante no tempo, aquele mês de agosto de 1997, quando muitas pessoas que residem, estudam, trabalham e/ou simplesmente transitam pelo Parque Araxá e bairros vizinhos foram surpreendidas com o lançamento de um veículo de comunicação alternativa que tinha como objetivo principal propagar os valores sócio-culturais e econômicos desta região de Fortaleza, mostrando seu passado, valorizando seu presente e buscando contribuir com o seu desenvolvimento, abrindo espaços também para que empresários, comerciantes e prestadores de serviços pudessem divulgar suas marcas.
     Hoje, 17 anos depois, olhamos para trás com um certo orgulho ao constatar os relevantes serviços que este jornal tem prestado às comunidades onde circula, reivindicando melhorias para os bairros, fazendo e refazendo contatos e amizades, servindo como elo de ligação para a realização de pequenos e grandes negócios entre seus leitores e anunciantes, valorizando os artistas locais, enfim, sempre criando e participando de ações e projetos que visam, acima de tudo, promover cultura.
     Este jornal, para quem não sabe, ou não lembra, foi fundado com o nome de “Park News”, que perdurou até a edição No 7 (fevereiro de 1998). A partir daí, por sugestão de diversos leitores, mudamos a denominação para JORNAL PARQUE ARAXÁ.
     Com o tempo, os próprios leitores passaram a chamá-lo carinhosamente de JPA, demonstrando, assim, aprovação a este trabalho comunitário que, graças a Deus, tem resistido ao tempo, principalmente por causa da nossa determinação em não aceitar interferências de grupos políticos na linha editorial, o que nos garante independência para criticar e/ou elogiar os atos dos governantes de plantão, independente de ideologia ou coloração partidária.
     Colecionamos algumas derrotas, claro, como, por exemplo, a tentativa recente de mudar a denominação do jornal para “Olho de Lince” a fim de trabalharmos em parceria com um site blog/fanpage - etapa que durou apenas cinco meses e naufragou por sugestão dos leitores.
     Mas também colecionamos muitas vitórias, das quais podemos citar o Espaço Cultural da Lagoa, que inauguramos em janeiro deste ano, em parceria com o Projeto Bem Fazer, objetivando levar lazer, entretenimento e mais sociabilidade para o entorno da lagoa do Porangabussu.
     Agosto, como se pode perceber, é sempre um mês de comemoração para nós, do JPA. Ele nos permite olhar para trás e avaliar o que já foi feito nestes quase 18 anos; e nos dá forças para continuar lutando com unhas e dentes para cumprir a missão a que nos propomos.
     E tudo isso sem jamais esquecer o apoio indispensável que recebemos dos nossos anunciantes, assinantes, amigos e parceiros, pois sem eles, claro, jamais chegaríamos tão perto de alcançar a “maioridade”.
     Vamos que vamos!

         (Editorial do JPA de agosto/2014)

Nenhum comentário: