segunda-feira, 7 de julho de 2014

O virtuosismo de Cláudio Costa no violão

                 

     O violonista e advogado Cláudio Costa (foto) é um dos muitos moradores ilustres do Parque Araxá que se destacam por aí afora por seus talentos para as artes de um modo em geral.
     Natural de Aracoiaba, ele veio residir em nosso bairro com apenas 6 anos de idade, estabelecendo-se com a família numa casa localizada na rua Padre Guerra, entre Torres Portugal e Carvalho Mota, onde aprendeu os primeiros acordes do violão por influência de sua genitora, que tocava violão e piano com maestria.
      “Meu primeiro trabalho com música foi no conjunto “Os Embalados”, que pertencia ao um amigo da gente que morava perto da minha casa, chamado Manelito. Passei algum tempo tocando em bailes, fazendo solos numa guitarra, até que resolvi dar um tempo e estudar música clássica, bossa nova, jazz e alguns estilos mais populares. Foi a partir daí que comecei a me apresentar em praticamente todas as casas noturnas de Fortaleza, trabalhando também em outras capitais nordestinas como Maceió, Natal, Teresina, São Luís e Recife”, relembra Cláudio.
      Segundo ele, nessa época teve o prazer de acompanhar diversos artistas locais e outros de renome nacional e internacional como Altemar Dutra, Evaldo Gouveia, Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto, Lúcio Alves e Wando. “Foram quase 30 anos nesse trabalho. Mas aí eu fui me cansando da noite e resolvi dar um tempo para me dedicar a outra tarefa que também gosto muito, que é ensinar violão”, afirma.
Paralelamente, Cláudio Costa atuou por muitos anos também como advogado, defendendo causas cíveis, trabalhistas etc., valendo-se, assim, de suas duas formaturas: Música e Direito.

     Hoje, com 65 anos de idade, ele confessa que diminuiu o ritmo de trabalho. Prefere ficar dando aulas de violão em sua residência, localizada na avenida Jovita Feitosa, 444, Casa 4, mas ainda aceita alguns convites para tocar em eventos para os quais é convidado, bem como para defender causas advocatícias.
     Seus telefones de contato são: (85) 8602.1878 e 9806.5390.

     (Transcrito do JPA de julho/2014)

Nenhum comentário: