quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Em qual bairro você mora?

                                         
A mulher mora na avenida Jovita Feitosa (foto), nas proximidades da antiga via férrea, mas confessa que até hoje não sabe em qual bairro fica a sua residência, pois recebe diversas correspondências de empresas particulares e órgãos públicos e cada uma delas coloca bairros diferentes no endereço. “Umas dizem que moro no Parque Araxá, outras dizem que aqui é Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Benfica e até Otávio Bonfim”, afirma.
     A confusão vivenciada por dona Maria do Carmo, de 68 anos, é a mesma relatada por diversos moradores que se sentem confusos em relação aos limites dos bairros da nossa região. O problema, como se sabe, existe na cidade inteira, mas aumentou de proporção por aqui a partir de 1997, quando a Prefeitura de Fortaleza, não se sabe com quais critérios, definiu oficialmente os limites dos nossos bairros, estabelecendo, por exemplo, que o Parque Araxá é limitado apenas pelas avenidas Bezerra de Menezes (norte), José Jatahy (leste), Jovita Feitosa (sul) e ruas Professor Anacleto e Pedro Ferreira de Assis (oeste). Ou seja, segundo essa determinação, o limite entre o Parque Araxá e o Rodolfo Teófilo é a avenida Jovita Feitosa, e não a rua Porfírio Sampaio, como a maioria esmagadora dos “parquearaxaenses” imagina.
     Se fizermos um rápido passeio pela região vamos constatar que isso significa uma verdadeira agressão à lógica e à história, pois muitas empresas, entidades e eventos que tradicionalmente pertencem ao Parque Araxá estão fora desses limites. Podemos começar pela Igreja de Cristo do Parque Araxá, que está instalada há mais de 60 anos na rua Frei Marcelino, quase esquina com rua Tiradentes. A Capela de São José Operário, criada pela Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios para os católicos do Parque Araxá, existe desde 1980 na esquina das ruas Professor João Bosco e Coronel Nunes de Melo. O Casa Nossa Show (antigo Clube Tiradentes), conhecido na cidade inteira como um estabelecimento pertencente ao Parque Araxá, fica na rua Tiradentes, quase esquina com Bernardo Figueiredo. O Campo do Tigrão, que até hoje sedia jogos de clubes de futebol do Parque Araxá, engloba o quarteirão formado pelas ruas Minervino de Castro, Monsenhor Furtado, Cândido Jucá e Coronel Nunes de Melo. O “Festival de Quadrilhas do Compadre Rogério”, que todos dizem ser do Parque Araxá, é realizado na praça Ari de Sá Cavalcante.
     Por isso, dona Maria do Carmo e outros tantos moradores antigos não se conformam e pedem providências da Prefeitura e/ou da Câmara Municipal para que se dê um basta nesta confusão. Nós, do JPA, estamos pensando em lançar uma campanha neste sentido a partir do próximo ano. Não podemos deixar que o bairro Parque Araxá permaneça como está, reduzido pela metade.

Nenhum comentário: