sábado, 31 de janeiro de 2009

Feliz idade nova!

O dia de hoje (31 de janeiro) é bastante especial para uma amiga minha de longas datas, e que, por sinal, é uma das grandes apoiadoras do Jornal do Parque Araxá. Trata-se de dona Terezinha Germano, que está completando 83 primaveras esbanjando beleza e jovialidade. Ela morou durante muitos anos na rua Frei Marcelino, 50 (Parque Araxá) e desde 1999 ficou residência na rua Haroldo Torres, 1050 (Monte Castelo). Seu aniversário, com certeza, vai ser comemorado em meio ao carinho dos filhos Zé Neto, Edson e Verônica, bem como de outros parentes e amigos mais chegados. Parabéns, dona Terezinha!

Legenda da foto:
Dona Terezinha (aniversariante de hoje) e sua filha Verônica

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Domingo de folia

Eita, o próximo domingo, 1º de fevereiro, promete ser todo de folia carnavalesca pra mim!

Pela manhã, a partir das 10 horas, estarei no pólo de lazer da avenida Sargento Hermínio, participando do júri do I Festival de Marchinhas Lauro Maia, ao lado dos diletos amigos Calé Alencar, Wladisia Mesquita, Nelson Augusto, Bernardo Neto, Joana Angélica e Aguinaldo Aguiar. O evento, promovido pela Associação de Moradores do Bairro Ellery, está repleto de músicas bonitas e já estou prevendo as dificuldades que vamos encontrar para eleger a campeã.

À noite, a partir das 18 horas, tem a segunda edição deste ano do bloco pré-carnavalesco Araxá Folia, na esquina das ruas Padre Cícero e Frei Marcelino, no Parque Araxá. Desta vez, a pedido do amigo Paulinho do Frango, darei mais destaque à interpretação de músicas de Caetano Veloso e Moraes Moreira, como “Chuva, Suor e Cerveja”, “Vassourinha Elétrica”, “A Filha da Chiquita Bacana”, “Pombo Correio”, “Atrás do Trio Elétrico”, dentre outras. Tudo isso sem esquecer de cantar as marchinhas e frevos do passado, em parceria com o sambista Totonho Montenegro.

Como se vê, eu, que sempre detestei o período momino, estou virando um carnavalesco de primeira linha!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Região da Grande Parquelândia também terá site

Escrevi aqui, terça-feira passada, sobre a alegria que sinto quando tomo conhecimento de que algum bairro de Fortaleza lançou um jornal, revista ou site. Citei até o exemplo do Monte Castelo, que agora também tem uma página eletrônica na internet.

Pois ontem, para minha total surpresa, fiquei sabendo que nos próximos dias estará entrando no ar um site destinado a internautas que residem e/ou trabalham no triângulo formado pelas avenidas Bezerra de Menezes, José Bastos e Humberto Monte, englobando os bairros Parquelândia, Parque Araxá, Rodolfo Teófilo e Amadeu Furtado, destacando seus valores econômicos, sociais, culturais, esportivos, religiosos, políticos etc.

Pelo que me disseram, o site pretende sacudir a nossa região na rede mundial de computadores.

Depois trarei mais detalhes.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Ônibus direto para Antônio Bezerra

Taí, mais uma boa notícia para quem mora ou trabalha nas imediações da avenida Jovita Feitosa e depende de transporte coletivo: a partir do dia 16 de fevereiro, os ônibus que fazem a linha Campus do Pici/Centro/via Jovita Feitosa não estarão mais entrando no Campus do Pici quando se dirigirem da Jovita para o terminal de Antônio Bezerra, e vice-versa.

Como se sabe, este era um aborrecimento constante para os usuários, pois os referidos coletivos, antes de ir para o terminal, passavam cerca de 20 minutos circulando por dentro do Campus. A medida foi tomada pela Reitoria da UFC – Universidade Federal do Ceará, em parceria com a Etufor - Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, que disponibilizará dois veículos do estilo jardineira, cada um com capacidade para 110 pessoas, para transportar gratuitamente estudantes, professores, funcionários e outras pessoas que forem para o Campus.

Os veículos estarão disponíveis a cada seis minutos, nos horários de maior movimentação, e a cada 12 minutos nos demais períodos, tendo como ponto de partida a entrada principal, na Avenida Humberto Monte, e percorrerão toda a extensão do Campus. A linha Campus do Pici/Unifor também não entrará mais na área universitária, passando a fazer ponto final nas imediações do HM Lanches.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Monte Castelo ganha site

Fico muito alegre quando tomo conhecimento de que algum bairro de Fortaleza lançou um jornal, revista ou site na internet. Ontem, por exemplo, fiquei sabendo que o Monte Castelo agora também tem uma página eletrônica (www.bairromontecastelo.com.br), objetivando divulgar seus valores sócio-culturais, esportivos e econômicos, numa iniciativa da jovem publicitária Karol Lima. Desejo, de coração, sucesso a esse novo empreendimento, tanto que coloquei seu endereço como um dos favoritos deste blog.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Uma viagem inesquecível

A artista plástica Lira Juraci, residente na rua Professor João Bosco, 185 (Parque Araxá), realizou no final de 2008 uma viagem à Europa, aproveitando as passagens de ida e volta que ganhou como vencedora da XIV Unifor Plástica, na categoria pintura, com o trabalho intitulado "Corações de Luto". Dona Juraci viajou na companhia de seu filho, o também artista plástico Vando Figueiredo.

Eles foram inicialmente a Portugal, mais precisamente à cidade do Porto. Vando esteve expondo seus quadros em Santa Maria da Feira, localizada a 25 quilômetros da famosa "Capital do Norte". Em seguida, mãe e filho foram para Roma, onde visitaram a Basílica, os túmulos de São Pedro e dos papas já falecidos, o Coliseu e outras maravilhas da arquitetura européia. A viagem foi concluída na França, ocasião em que percorreram os principais pontos turísticos de Paris, com destaque para o Arco do Triunfo, a Torre Eifell e a belíssima Catedral de Notre-Dame.


"Agradeço muito a Deus por ter me proporcionado essa alegria de ir mais uma vez à Europa, principalmente em conhecer pessoalmente lugares históricos como a Basílica de São Pedro, onde até assisti missas", afirmou dona Juraci.


Legenda da foto:

Vando Figueiredo e Lira Juraci percorreram importantes pontos turísticos da Europa

sábado, 24 de janeiro de 2009

Editorial do JPA 109

E já estamos em 2009! É mais um ano que começa... Mais uma oportunidade que o calendário nos concede para iniciar e/ou dar continuidade a projetos que vislumbramos como vitais para o nosso crescimento como seres humanos, sem esquecer, claro, a importância da participação de cada um de nós no processo de desenvolvimento social e econômico das comunidades onde vivemos.

Como sempre, o JPA inicia o ano novo em clima de muito otimismo, acreditando na força do trabalho e no talento do povo brasileiro para tirar de letra a tal da crise econômica que os analistas estão projetando para o país nos próximos meses, baseados no que já está acontecendo em grandes centros financeiros do mundo inteiro, com falências de renomados bancos e conglomerados empresariais. Preferimos acreditar nas palavras do presidente Luís Inácio Lula da Silva, de que o Brasil não será atingido diretamente por esta turbulência. Mas sabemos também que, para que isso aconteça, será preciso que todos nós façamos a nossa parte, principalmente não aceitando participar de ações que venham a contribuir para desestabilizar a economia nacional, notadamente a volta da famigerada inflação e suas nefastas consequências.

Em 2009, alheio ao fantasma da crise, o JPA continuará de páginas abertas para contar a história do Parque Araxá e suas adjacências, propagando os valores do passado e do presente, como forma de projetar seu futuro, como temos feito há quase 12 anos, sempre contando com o apoio imprescindível dos leitores, assinantes e anunciantes, o que nos permite fazer este jornal com uma linha editorial independente, sem imposições de grupos econômicos ou políticos. É assim, amparados pelo prestígio e credibilidade que desfrutamos no bairro, que vemos renovada a cada dia a nossa disposição de cumprir à risca a missão que abraçamos desde agosto de 1997, de trabalhar de forma incansável para destacar moradores, empreendedores e prestadores de serviços do bairro.

(Editorial da edição nº 109 do JPA, que começa a circular na próxima semana)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Cantando no Araxá Folia

Aí, moçada!

Neste domingo, a partir das 17 horas, acontece a estréia do pré-carnaval deste ano no Parque Araxá, através do bloco Araxá Folia. E eu estarei por lá, cantando frevos e marchinhas carnavalescas do passado, juntamente com o meu amigo Totonho Montenegro e a bandinha de sopros e metais.

Paulinho do Frango está prometendo conforto e segurança para os foliões, barracas com bebidas e comidas típicas, banheiros químicos e infra-estrutura de órgãos públicos como Polícia Militar, Guarda Municipal, AMC, Etufor, Seman, dentre outros. O Araxá Folia 2009 sairá também nos outros domingos anteriores ao Carnaval (1º, 8 e 15 de fevereiro), tendo como concentração a tradicional esquina das ruas Padre Cícero e Frei Marcelino.

Legenda da foto:

Totonho e JM cantando no Araxá Folia do ano passado

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O cantor Juracy Magalhães!

Ontem eu fiquei meio contristado quando soube do falecimento do ex-prefeito Juraci Magalhães. Gostava dele. Independente de convicções políticas, acho que ele fez um bocado de coisas bacanas em Fortaleza. É uma pena que o final de sua carreira política tenha sido enlameado por parentes e amigos nos quais depositou tanta confiança.

Particularmente, como se pode perceber, eu tinha uma afinidade com Juraci Magalhães: éramos homônimos. Por conta disso, passei por várias situações hilárias a partir de 1990, quando ele assumiu a Prefeitura. A maior de todas aconteceu num show coletivo da FM Jangadeiro, no Forró Viva Maria, que existia na avenida Santos Dumont. O clube estava lotado e, quando foi me apresentar, o locutor, a plenos pulmões, falou:

- Senhoras e senhores, vamos trazer agora um cantor que está fazendo muito sucesso em Fortaleza. Ele é o intérprete da música “Festa de Arromba Cearense”, que toca bastante nas emissoras de rádio da cidade. Com vocês, o grande cantor e compositor cearense... Juracy Magalhães!

Dá pra vocês imaginarem o tamanho da vaia que levei, não é?

Que a terra lhe seja leve, doutor Juraci.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Má educada ou mal educada?

Estou acabando de chegar em Itapipoca, onde devo ficar até sábado, trabalhando numa edição especial do jornal O Regional.
Quando eu ia entrando na cidade, da janela do ônibus avistei uma moça chupando picolé e jogando o papel em plena calçada. Um rapaz que estava sentado na minha frente, também viu a cena e comentou:
- Vixe, que menina má educada!
Um colega dele, que vinha no assento ao lado, rebateu:
- Ela não é má educada, com acento na letra A. É mal educada, com as letras A e L.
O outro replicou:
- Não, senhor. O certo é má educada, com acento na letra A.
A partir daí iniciou-se a discussão. Um dizia que o correto é dizer: má educada; o outro garantia que o correto é: mal educada. Fizeram até uma aposta de R$ 20,00 e prometeram que iriam tirar a dúvida quando chegassem em casa, fazendo uma ligação telefônica para a professora deles.

Fiquei com uma vontade danada de entrar na conversa e dizer qual dos dois estava certo. Como não conhecia os apostadores, preferi ficar calado. Por isso, aproveito o ensejo para perguntar a você, caro(a) leitor(a): na sua opinião, qual dos dois rapazes vai ganhar os R$ 20,00?
O correto é: menina educada ou mal educada?

Exemplo de feliz união

Um exemplo de feliz união, que pode muito bem ser referência para as novas gerações que não dão muita importância para a instituição chamada casamento. É assim que nos referimos a José Merêncio de Almeida e Mariêta Tenório de Almeida, que recentemente completaram 55 anos de vida conjugal. Eles residem desde 1961 na esquina das ruas Joaquim de Melo e Major Pedro Sampaio (Parque Araxá), contando sempre com o carinho dos filhos Tenório e Ana Maria, dos netos Victor, Juliana e Caio e outros parentes e amigos.
Seu Zé Merêncio nasceu em Jaguaruana, interior do Ceará, no dia 8 de setembro de 1926. Chegando em Fortaleza, morou inicialmente na rua Pedro I (Centro), onde conheceu dona Marieta, que é natural de Canindé, nascida no dia 12 de dezembro de 1923. O enlace matrimonial aconteceu no dia 12 de setembro de 1953, na Igreja do Patrocínio. Ele lembra que ocupou várias funções na capital, até que virou comerciante, principalmente depois que ganhou um bom prêmio na Loteria Estadual, com a milhar 4539. Sua esposa era uma costureira de mão cheia, tendo como clientes senhoras de destaque na alta sociedade cearense da época.

"Quando viemos morar no Parque Araxá, isso aqui era só areia, mato e lama. Nossos parentes e amigos ficaram até admirados, achando que era uma loucura vir morar num lugar tão desabitado e distante do Centro", afirmou seu Zé Merêncio, ressaltando que poucos moradores antigos da referida época ainda estão vivos. Pelo menos, claro, os que ele conhece. Os exemplos citados foram seu Bianor (da Padaria Araxá, na esquina da avenida Jovita Feitosa com rua José Sombra), seu Benjamin (que possui uma mercearia na esquina da Major Pedro Sampaio com Raimundo Façanha) e seu Mundico (da loja Pantera Tecidos, que reside na Joaquim de Melo, 115).

Seu Zé Merêncio e dona Mariêta formam um par feliz, de muito amor, amizade e respeito mútuo, e não pretendem jamais sair do Parque Araxá, que, segundo eles, pode ser considerado calmo em termos de violência urbana, notadamente se for comparado a outros bairros de Fortaleza.


Legenda da foto:
Seu Zé Merêncio e dona Mariêta entre os filhos Ana Maria e Tenório

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Prefeitura garante desapropriação do Campo do Tigrão

A prefeita Luizianne Lins acaba de transformar em realidade um verdadeiro sonho de muitos desportistas do Parque Araxá e bairros vizinhos, no caso a aquisição, por parte da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do quadrilátero formado pelas ruas Minervino de Castro, Coronel Nunes de Melo, Cândido Jucá e Monsenhor Furtado, onde funciona há vários anos o Centro Esportivo João Monteiro, mais conhecido como Campo do Tigrão. Como se sabe, a continuação do terreno para práticas esportivas vinha sendo ameaçada pela especulação imobiliária, de uma feita que seus proprietários vinham acenando com a possibilidade de construir ali um edifício com apartamentos residenciais.

Segundo o desportista Wilton Maciel, a decisão veio em decorrência de várias visitas que ele e outros moradores fizeram ao secretário de Esportes do Município, Roberto Gomes, bem como à prefeita Luizianne Lins, no sentido de salvar o Campo do Tigrão. Para garantir a desapropriação do terreno, a Prefeitura depositou em juízo o valor de R$ 385.000,00, faltando agora apenas o juiz responsável pelo processo emitir o mandado de posse, o que pode ocorrer já nos primeiros meses de 2009.

Comungando com o sentimento de alegria de muitos moradores do bairro, Wilton Maciel projeta uma grande festa para comemorar a cerimônia de desapropriação, ao mesmo tempo em que discute com outros desportistas a idéia de mudar o nome do local para Campo do Parque Araxá.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Diploma do O Regional


Aqui estou, ao lado da minha esposa Marinete, recebendo um diploma de agradecimento pelos sete anos de trabalho no jornal O Regional, que há quase 10 anos circula em municípios que compõem o Vale do Curu e Baixo Acaraú, sob o comando da jornalista e publicitária Lúcia Barros.


A solenidade de entrega dos diplomas aconteceu na quinta-feira passada, dia 15, na AABB de Itapipoca, em comemoração ao lançamento da edição Nº 100 do O Regional, e na lista de agraciados estavam prefeitos, secretários municipais, vereadores, deputados, empresários, comerciantes, jornalistas, advogados, professores e outros profissionais que atuam naquela região.


Estou ficando importante!!!

sábado, 17 de janeiro de 2009

Zé da Diva em carne e osso!

A grande novidade deste ano, no Parque Araxá, pode ser a presença em carne e osso (mais osso do que carne!) de Zé da Diva, personagem principal da coluna de piadas do JPA. Quem descobriu o paradeiro do velho foi o meu amigo Jader Soares, intérprete do personagem Zebrinha. Ele me prometeu trazer Zé da Diva para uma visita ao nosso bairro, existindo também a possibilidade de ser gravado um CD com as melhores presepadas publicadas até agora no JPA. Vamos ficar no aguardo.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Divulgada seleção das finalistas do Festival de Marchinhas Lauro Maia

Agora há pouco, na sede da Associação de Moradores do Bairro Ellery, foi anunciada a seleção das 12 músicas classificadas que disputarão a finalíssima do I Festival de Marchinhas Carnavalescas Lauro Maia.

A comissão julgadora, formada por Calé Alencar, Juracy Mendonça, Nelson Augusto, Tony de Sales e Wladisia Mesquita, escolheu as seguintes músicas (em ordem alfabética): "A lei seca" (Tião Simpatia), "Antigos carnavais" (Maria Ivete da Silva Barros), "Cara de pau" (Joaquim Ernesto e Newton Fortaleza), "É ou não é" (José Maria Pereira), "Eterno folião" (Paulo Gomes), "Lá vem o bloco" (Virgílio César Aires de Freitas), "Muriçoca do canal" (Fernando Nascimento e Dulce Fátima), "Patroa" (J. Pinto e Tinôco), "Quero me casar contigo" (José Alves Braúna), "Sinfonia da cor" (Messias Braga Batalha de Sousa), "Urubu encantado" (João Batista, Jonson Soares e Everardo Viana) e "Viver e sonhar" (Catherine Furtado e Inês Mapurunga).

A finalíssima está marcada para o dia 1ºde fevereiro (domingo), a partir das 10 horas, no Pólo de Lazer da Avenida Sargento Hermínio.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Povo mal educado é osso!


A lagoa do Porangabussu, sem dúvida alguma, ficou mais bonita depois que a Prefeitura de Fortaleza concluiu as obras de reurbanização, dotando-a de calçadão, iluminação, quadras esportivas, equipamentos para ginástica e outros benefícios para a coletividade do Rodolfo Teófilo e bairros vizinhos.

Porém, infelizmente, tudo isso está indo de água abaixo. A imbecilidade de boa parte da juventude atual já quebrou três luminárias no piso (embaixo dos coqueiros) e vasos de cimento para colocação de lixo, além de pichar praticamente todos os equipamentos recentemente inaugurados.

E, o que é pior: durante os horários das caminhadas, pela manhã e à tarde, somos obrigados a dividir os espaços com motos, bicicletas e cachorros, sendo que estes últimos, além da ameaça de morder quem estiver por perto, saem espalhando cocô pelo calçadão. E a maioria dos proprietários dos “bichinhos de estimação” acha isso a coisa mais natural do mundo.

Não tem jeito: nosso maior problema continua sendo a falta de educação!

Legenda da foto:
Os “cachorrinhos de estimação” passam e deixam seus “rastros” no calçadão da lagoa

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Jornal O Regional Nº 100

Nesta quinta-feira, a partir das 20 horas, estarei na sede da AABB de Itapipoca, participando da festa de lançamento da edição Nº 100 do jornal O Regional, que há quase 10 anos circula em municípios que compõem o Vale do Curu e Baixo Acaraú, como Itapipoca, Itapajé, Pentecoste, Amontada, Paracuru, Paraipaba, Itarema, Tururu, São Gonçalo do Amarante, Acaraú e Uruburetama, sob o comando da jornalista e publicitária Lúcia Barros.

O evento será animado pela dupla romântica Raimundo Arrais & Ayla Maria, tendo como ponto alto a entrega de diplomas de agradecimento a 100 personalidades que, ao longo do tempo, contribuíram para que o jornal chegasse a esta 100ª edição. A lista de agraciados é composta de prefeitos, secretários municipais, vereadores, deputados, empresários, comerciantes, jornalistas, advogados, professores e outros profissionais que atuam naquela região.

E o melhor de tudo isso é que eu também estou na lista para receber o diploma, pois sou redator do O REGIONAL desde a edição nº 15, lançada em janeiro de 2002. Quando voltar de Itapipoca, estarei contando mais detalhes sobre a festa.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Multidão na Concha Acústica

O comentário geral deste início de ano, nos meios musicais de Fortaleza, dá conta da verdadeira multidão que esteve na Concha Acústica da UFC no dia 27 de dezembro para conferir a apresentação especial que a banda Rubber Soul (cover dos Beatles) fez na tradicional confraternização natalina do programa “Freqüência Beatles”, da FM Universitária, que tem à frente o jornalista, produtor e pesquisador musical Nelson Augusto.

Realmente, estive por lá e pude constatar que o show “bombou” (como se diz na gíria atual), batendo todos os recordes de público na Concha, tanto que engarrafou o trânsito na esquina das avenidas da Universidade e 13 de Maio e ruas adjacentes. Kildare Rios (baixo e vocal), Eduardo Neves (guitarra e vocal), Thiago Mendonça (teclados, guitarra, gaita e vocal) e Armando Gaspar (bateria) colocaram milhares de crianças, jovens e adultos para cantar e dançar sucessos inesquecíveis do famoso quarteto de Liverpool, como “Let it be”, “Michelle”, “Help”, “Oh! Darling”, “Hey Jude”, dentre outros.

Nelson Augusto me disse ontem que até hoje continua recebendo elogios pelo êxito da festa. Ele aproveitou para confirmar uma excelente notícia: a partir deste ano teremos duas apresentações especiais da banda Rubber Soul na Concha Acústica, uma em julho e outra em dezembro. Parabéns mesmo, moçada!


Legenda da foto:
Rubber Soul: recorde de público na Concha Acústica

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Araxá Folia agita pré-carnaval no bairro

O pré-carnaval deste ano no Parque Araxá tem tudo para ser o mais animado de todos os tempos! O bloco Araxá Folia, fundado há quase 10 anos por um grupo de moradores do bairro (empresários, profissionais liberais, poetas, jornalistas, fotógrafos etc.), estará desfilando nos quatro domingos que antecedem ao Carnaval (25 de janeiro, 1º, 8 e 15 de fevereiro), a partir das 17 horas, tendo como concentração a tradicional esquina das ruas Padre Cícero e Frei Marcelino.
Paulinho do Frango, que está à frente do Araxá Folia, revelou-se bastante animado com a expectativa de que o evento vai superar o êxito dos anos anteriores, notadamente em relação ao comparecimento de foliões. O bloco foi mais uma vez contemplado com o Edital da Prefeitura Municipal de Fortaleza, garantindo, assim, conforto e segurança para quem estiver disposto a cantar e dançar frevos e marchinhas carnavalescas do passado, puxados ao vivo pela bandinha, com interpretação dos cantores Totonho Montenegro e Juracy Mendonça e apoio de barracas com bebidas e comidas típicas, banheiros químicos e infra-estrutura de órgãos públicos como Polícia Militar, Guarda Municipal, AMC, Etufor, Seman, dentre outros.

O Araxá Folia 2009 pretende dar continuidade à proposta de levar alegria e descontração a crianças, jovens e adultos do Parque Araxá e adjacências, resgatando os memoráveis bailes mominos realizados em décadas passadas no Clube Recreativo Tiradentes, que por diversas vezes chegaram a ser apontados pela Crônica Carnavalesca como os melhores da capital cearense. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidos pelo fone (85) 3281-3017.


Legenda da foto:

Descontração de moradores do bairro no Araxá Folia do ano passado

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Destaque Gastronômico

Meus amigos Valentim e Jean Santana estão radiantes de alegria com o êxito cada vez mais crescente do Hits Brasil, restaurante, pizzaria e casa de shows que eles comandam há três anos na avenida Jovita Feitosa, 170, no coração do Parque Araxá. Recentemente, o júri da revista “Veja” colocou o estabelecimento entre os destaques gastronômicos de Fortaleza. Valentim e Jean fazem questão de dividir as honras desta importante conquista com seus clientes e parceiros, argumentando que, sem eles, claro, o Hits Brasil não chegaria a fazer tanto sucesso!
Legenda da foto:

Hits Brasil, destaque gastronômico no coração do Parque Araxá

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Inscrições para Festival de Marchinhas terminam amanhã

Ficam encerradas amanhã, dia 9 de janeiro, as inscrições para o 1º Festival de Marchinhas Carnavalescas Lauro Maia, promoção da Associação Comunitária do Bairro Ellery, em parceria com o bloco pré-carnavalesco Sai na Marra, cuja premiação será a seguinte: Campeão: troféu + R$ 1.000,00; Vice-campeão: troféu + R$ 500,00; 3º colocado: troféu + R$ 250,00; além de troféus para Melhor Letra e Melhor Intérprete.

Senti-me lisonjeado com o convite que recebi para fazer parte da comissão julgadora deste evento, que considero de grande importância para estimular, resgatar e honrar um dos ícones dos carnavais de outrora, no caso a marchinha, além de promover um intercâmbio artístico-cultural entre blocos, grupos culturais e artistas que estão engajados no processo de revitalização do carnaval cearense, notadamente através dos eventos de pré-carnaval.

A apresentação das 12 músicas finalistas está marcada para o dia 1º de fevereiro, no pólo de lazer da avenida Sargento Hermínio, seguindo-se a divulgação do resultado, entrega de prêmios aos vencedores, baile e abertura oficial do pré-carnaval do bloco Sai na Marra. Maiores informações sobre o 1º Festival de Marchinhas Carnavalescas Lauro Maia podem ser obtidas pessoalmente, na sede da ACBE (Rua Dr. Almeida Filho, 326, Bairro Ellery), através dos fones 3478.0495, 8770.2118 (Aguinaldo Aguiar), 9977.1928 (Vicente Rodrigues) e 8784.1520 (Beethoven Rodrigues), pelo e-mail festival@bairroellery.com.br ou no site www.bairroellery.com.br.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Parque Araxá conta com mais uma linha de ônibus


O Parque Araxá conta agora com mais uma opção de transporte coletivo circulando por várias ruas. Trata-se da linha de ônibus Igreja São Raimundo, que liga o Rodolfo Teófilo ao Centro, cujo itinerário foi alterado a partir do 1º de dezembro do ano passado, beneficiando também centenas de usuários do Parque Araxá.

Quando do vêm do Centro, pela avenida José Bastos, os ônibus passam pelas ruas Padre Cícero, Frei Marcelino, Porfírio Sampaio e Francisca Clotilde, seguindo no rumo do Rodolfo Teófilo. Na volta, vêm pela Francisca Clotilde e Tiradentes, até pegar a José Bastos em direção ao Centro.

Claro que essa novidade está longe, mas muito longe mesmo, de atender ao maior anseio dos moradores do Parque Araxá e adjacências, que é a criação de uma linha ligando os terminais de Antônio Bezerra e Parangaba, trafegando pelas avenidas Mister Hull, Humberto Monte, Jovita Feitosa, Carapinima e João Pessoa. Mas, por enquanto, vamos festejando a chegada da linha Igreja São Raimundo, pois ela já está facilitando os deslocamentos diários de um bocado de gente.


Legenda da foto:

Ônibus da linha Igreja São Raimundo trafegando na esquina das ruas Tiradentes e Francisca Clotilde

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Cachaça pura!!!

Anos atrás, Zé da Diva chegou no Bar do Barriga, que funcionava na rua Frei Marcelino, quase esquina com a avenida Jovita Feitosa (Parque Araxá), pediu uma dose de cachaça e tomou o líquido tapando o nariz com os dedos. Ele repetiu o gesto umas três vezes. Barriga, incomodado com a cena, aproximou-se do velho e perguntou:
- Que mania é essa, rapaz, de beber cachaça tapando o nariz?
Resposta de Zé da Diva:
- É porque todas as vezes em que sinto cheiro de cachaça eu fico com água na boca. E eu gosto de tomar é pura!!!

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Para você comentar

Alguns amigos afirmam que estão encontrando dificuldades para deixar comentários nos tópicos deste blog. Realmente, à primeira vista, parece complicado. Mas é fácil. Basta você seguir esta sequência:
1º) Clique na palavra “Comentários”, que está abaixo do tópico a ser comentado; 2º) Quando a janela abrir, escreva seu recado na área indicada; 3º) No campo “Escolher uma identidade”, clique em Nome/URL; 4º) Coloque seu nome e e-mail (o e-mail é opcional); 5º) Clique em “Publicar comentário”. Pronto! Vai aparecer um aviso de que seu comentário foi publicado e aparecerá no blog em alguns segundos.
Se você preferir, basta deixar os recados no meu e-mail (juracymendonca@gmail.com), que depois eu copio e coloco no blog. O mais importante é a sua participação!

domingo, 4 de janeiro de 2009

Moço Velho

Eu sou um livro aberto sem histórias
Um sonho incerto sem memórias
Do meu passado que ficou

Eu sou um porto amigo sem navios
Um mar, abrigo a muitos rios
Eu sou apenas o que sou

Eu sou um moço velho
Que já viveu muito
Que já sofreu tudo
E já morreu cedo

Eu sou um velho moço
Que não viveu cedo
Que não sofreu muito
Mas não morreu tudo

Eu sou alguém livre
Não sou escravo e nunca fui senhor
Eu, simplesmente sou um homem
Que ainda crê no amor

(Hoje eu amanheci ouvindo esta música do Sílvio César, gravada pelo Roberto Carlos em 1973. Lirismo puro!)

sábado, 3 de janeiro de 2009

JPA no dia 20

Em virtude dos feriados e recessos de Natal e Ano Novo, a edição de janeiro/2009 do JPA começará a circular por volta do dia 20, como sempre trazendo muitas novidades sobre o Parque Araxá e suas adjacências. Agradeço a compreensão dos nossos amigos, leitores, assinantes e anunciantes, ao mesmo tempo em que desejo-lhes um feliz 2009!

A Folha tá dando “game over”

É moçada, lamento informar, mas a Folha do Ceará está dando “game over”!
O projeto, iniciado em outubro de 2006, até que chegou a empolgar um bocado de gente. O jornal estava ficando bem redondinho, com matérias que o faziam se diferenciar da concorrência, sendo uma excelente alternativa de leitura para o povo cearense. Porém, nos últimos meses começou a sofrer problemas em sua parte administrativa e o resultado é que hoje ele está respirando com a ajuda de aparelhos, esperando apenas para saber quem vai ser o último a sair, para apagar a luz.
Ainda bem que, entre tantos defeitos, Deus me deu uma grande virtude: a capacidade de não ficar de braços cruzados diante dos fatos que dizem respeito ao meu trabalho. Quando sinto que estão fechando uma porta para mim, já começo a olhar para outra janela. Por conta disso, quando fevereiro deste ano chegar, eu e meus amigos Elieudo Sérgio e Jarí Cavalcante estaremos lançando o jornal O CENTRO, que pretende contar mensalmente o passado e o presente do coração de Fortaleza, mais precisamente do quadrilátero formado pelas avenidas do Imperador, Leste-Oeste, Dom Manuel e Domingos Olímpio. Afinal de contas, a fila tem que andar!
Feliz 2009 pra todos vocês!

Santa Correia!

Hoje, não sei bem por qual motivo, amanheci o dia lembrando-me de uma tira de couro que ajudou minha mãe a criar seus cinco filhos. A “bichinha”, na mão da Madalena, era pesadinha que só vendo (ou sentindo!). Ficava pendurada na parede da cozinha, como se estivesse a nos avisar que, caso cometêssemos alguma falta grave, ela entraria em ação. E entrava mesmo. Todos nós (eu, Fátima, Juralice, Juari e Lanno) fomos “brindados” com correiadas nas pernas e no bumbum até chegarmos à adolescência, para não reincidir nos erros cometidos.
Refletindo sobre este tema, me veio à mente o modo como determinadas famílias educam seus filhos e netos nestes tempos atuais, onde quem dita as normas são os psicólogos e psicolóides... Hoje em dia, se você der uma simples palmada numa criança, com objetivo de repreendê-la por alguma danação, pode ser acusado de ter cometido um crime quase hediondo, inafiançável. Segundo os educadores ditos modernos, “o bichinho pode ficar traumatizado, pode ficar com ódio dos pais, transformar-se num adulto violento e até descambar para a marginalidade”, dentre outras baboseiras.
Pois a minha mãe, na sua santa ignorância, criou cinco filhos com auxílio de uma correia. O lema era o seguinte: errou, apanhou, para não errar de novo! E nenhum de nós ficou com raiva dela ou transformou-se num adulto violento, e nem descambou para a marginalidade. Pelo contrário, todos fazem o possível para marcar presença na sua residência, assisti-la nos momentos difíceis e participar de eventos festivos onde ela é a figura principal. Eu, por sinal, todas as vezes em que falo com a Madá, peço a sua bênção (será que os meninos de hoje sabem o que é isso?).

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Ano novo, blog novo!

A partir de agora, estarei por aqui todos os dias, mostrando as principais matérias que escrevo no Jornal do Parque Araxá e Jornal O Centro, além de piadas, poesias, letras de músicas, crônicas, artigos e outros textos inerentes ao meu trabalho como jornalista, escritor, cantor e compositor. Este blog é uma continuidade do anterior, que mantive por dois anos no endereço juracymendonca.blog.terra.com.br. Espero que vocês gostem da mudança e continuem me prestigiando com a sua leitura!