quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Exemplo de feliz união

Um exemplo de feliz união, que pode muito bem ser referência para as novas gerações que não dão muita importância para a instituição chamada casamento. É assim que nos referimos a José Merêncio de Almeida e Mariêta Tenório de Almeida, que recentemente completaram 55 anos de vida conjugal. Eles residem desde 1961 na esquina das ruas Joaquim de Melo e Major Pedro Sampaio (Parque Araxá), contando sempre com o carinho dos filhos Tenório e Ana Maria, dos netos Victor, Juliana e Caio e outros parentes e amigos.
Seu Zé Merêncio nasceu em Jaguaruana, interior do Ceará, no dia 8 de setembro de 1926. Chegando em Fortaleza, morou inicialmente na rua Pedro I (Centro), onde conheceu dona Marieta, que é natural de Canindé, nascida no dia 12 de dezembro de 1923. O enlace matrimonial aconteceu no dia 12 de setembro de 1953, na Igreja do Patrocínio. Ele lembra que ocupou várias funções na capital, até que virou comerciante, principalmente depois que ganhou um bom prêmio na Loteria Estadual, com a milhar 4539. Sua esposa era uma costureira de mão cheia, tendo como clientes senhoras de destaque na alta sociedade cearense da época.

"Quando viemos morar no Parque Araxá, isso aqui era só areia, mato e lama. Nossos parentes e amigos ficaram até admirados, achando que era uma loucura vir morar num lugar tão desabitado e distante do Centro", afirmou seu Zé Merêncio, ressaltando que poucos moradores antigos da referida época ainda estão vivos. Pelo menos, claro, os que ele conhece. Os exemplos citados foram seu Bianor (da Padaria Araxá, na esquina da avenida Jovita Feitosa com rua José Sombra), seu Benjamin (que possui uma mercearia na esquina da Major Pedro Sampaio com Raimundo Façanha) e seu Mundico (da loja Pantera Tecidos, que reside na Joaquim de Melo, 115).

Seu Zé Merêncio e dona Mariêta formam um par feliz, de muito amor, amizade e respeito mútuo, e não pretendem jamais sair do Parque Araxá, que, segundo eles, pode ser considerado calmo em termos de violência urbana, notadamente se for comparado a outros bairros de Fortaleza.


Legenda da foto:
Seu Zé Merêncio e dona Mariêta entre os filhos Ana Maria e Tenório

Nenhum comentário: