domingo, 30 de maio de 2010

Canto do Pirão é referência em comida caseira na região

A avenida José Bastos possui um estabelecimento comercial que há 27 anos faz parte da sua paisagem e atrai uma numerosa clientela por causa da comida caseira e farta, preços populares, grande variedade de bebidas quentes e a cerveja mais gelada desta região de Fortaleza, tudo isso com o atendimento de uma equipe super atenciosa, tendo à frente seu proprietário, Severino Pereira Lima. Estamos nos referindo ao Restaurante Canto do Pirão, que funciona diariamente, de segunda-feira a domingo, a partir das 11 horas, na esquina da José Bastos com rua Alexandre Baraúna, ao lado do Hemoce, Rodolfo Teófilo (fone 3243.6561).

Seu Lima, cearense de Tauá, diz que começou vendendo apenas pirão de mão-de-vaca, que ainda hoje é a maior especialidade da casa. Depois, a pedido dos clientes, foi colocando outros pratos típicos no cardápio, como buchada, panelada, galinha caipira, frango na brasa, linguiça na brasa, picanha, maminha, carne de sol, peixada etc., todos eles com o sabor da comida sertaneja, tanto que muitas pessoas, nascidas em cidades do interior, fazem questão de afirmar que freqüentam o local para matar a fome, tomar umas e outras, bater papo com os amigos e relembrar suas origens.

Um outro detalhe que chama a atenção, no Canto do Pirão, é a decoração, baseada nas cores verde e branco, em homenagem ao Palmeiras, clube da predileção de seu Lima. As paredes são ornamentadas com vários quadros e objetos que fazem alusão a essa paixão alviverde. “Isso começou quando eu tinha um boteco em São Paulo, bem em frente ao estádio Parque Antarctica. Aí, quando inauguramos o Canto do Pirão, resolvemos homenagear o Palmeiras”, afirma o comerciante. Para ele, o mais importante é a sua preocupação em agradar ao máximo a cada cliente, tanto que é visto diariamente passeando entre as mesas, conversando e perguntando se estão sendo bem atendidos, “se está faltando alguma coisa”.

Por sinal, esse procedimento é repassado para todos os funcionários, bem como para as suas filhas Tatiane e Viviane e o sobrinho Douglas, que o ajudam na administração do negócio. Além do atendimento no balcão, o Canto do Pirão entrega almoço nas residências e empresas próximas. E ainda tem música ao vivo nas sextas e sábados, a partir das 20 horas. “Já estamos na terceira geração de clientes. Temos amigos que começaram a vir aqui como namorados e hoje já trazem os filhos, netos e demais parentes. Isso é que nos dá orgulho e força para continuarmos trabalhando para que o Canto do Pirão conte sempre com a preferência de quem gosta de comida caseira da boa, com aquele gostinho do sertão”, conclui seu Lima.

Fachada do restaurante, na esquina da avenida José Bastos com a rua Alexandre Baraúna

Nenhum comentário: