quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Igreja dos Remédios completa 100 anos de história, cultura e fé no Benfica


A Igreja Nossa Senhora dos Remédios, localizada na Avenida da Universidade, 2974 (Benfica), está com uma programação especial, que se estenderá até o dia 12 de outubro, para comemorar 100 anos de muita história, cultura e fé. A Igreja foi inaugurada no dia 15 de agosto de 1910 e hoje é referência. Com ela, há apenas dez templos religiosos centenários em Fortaleza. Os vitrais coloridos, a fachada opulenta, com estilo gótico, os painéis pintados nas paredes da cripta... Tudo é memória que permanece viva na mente, inclusive, dos mais jovens.
O centenário chama atenção também para um símbolo da arte sacra no Ceará: os painéis pintados por Gérson Faria (1889- 1943), artista plástico cearense atuante no início do século XX. São deles, as obras com imagens da Via Sacra de Cristo que estão pintados - em estado de conservação ruim - na cripta, embaixo do altar-mor. “É uma pena elas estarem abandonadas. Lá na cripta funcionava, nos anos 40, um espaço de reflexão em que a população ia se confessar na semana santa, era o Horto da Agonia”, explica o titular da Paróquia dos Remédios, padre Fernando Barbosa, acrescentando que há previsão de um projeto de restauração, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). “A Igreja é muito importante para a memória da cidade e faz parte da efervescência cultural do bairro do Benfica. Tudo passou por aqui, de batizados, a casamentos e mortes”, ressalta o religioso.
Não faltam boas e antigas recordações. O padre Hermano Mestrom, que foi pároco da Igreja dos Remédios durante 27 anos, coleciona uma série de fotos e de lembranças do tempo em que todos se reuniam para os festejos. “Toda a comunidade sempre esteve muito presente. Os avós frequentavam as missas. Agora são os netos”, diz. A paróquia é mantida, atualmente, pelos padres Lazaristas. A senhora Raimunda Fernandes, membro da pastoral do batismo, começou a frequentar o local quando tinha apenas 4 anos e de lá para cá não deixou mais de ir, de fazer amigos e de ter sua vida social. “Tudo meu passou pela Igreja, minha vida está aqui. Esse centenário é muito importante, pois não valoriza somente o templo, mas também aqueles que fizeram parte dele”, comenta.
Atualmente, a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios tem os seguintes limites: ao norte, avenida Jovita Feitosa e rua Padre Guerra; ao sul, avenida Luciano Carneiro e rua Assunção; ao leste, ruas Instituto do Ceará e Silva Jardim; a oeste, avenida Eduardo Girão e rua Tiradentes.

Até o dia 12
A programação do centenário da Paróquia dos Remédios teve início no dia 15 de agosto, com a celebração de uma missa em ação de graças tendo à frente o pároco Fernando Barbosa. No dia 18 do mês passado, após a missa, foi inaugurada uma exposição de móveis antigos, bíblias, fotos, um relicário com ossos de santos e beatos vicentinos, pinturas sacras do artista plástico Gerson Farias e um mural de luzes com a antiga imagem da padroeira. Na ocasião, padre Fernando fez o envio dos missionários para evangelizar nas comunidades do Benfica, Gentilândia e Parque Araxá. Os festejos da padroeira acontecem entre os dias 3 e 12 de outubro, sob o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser”, constando de missas, novenário, palestras, caminhadas e a tradicional procissão, quando a imagem de Nossa Senhora dos Remédios será conduzida por várias ruas e avenidas do Benfica, bem como barracas com venda de bebidas e comidas típicas no pátio da igreja. Maiores informações sobre a programação podem ser obtidas pelo fone (85) 3223.5644 ou através do site www.inossasenhoradosremedios.com.br.
(Transcrita do JPA - Edição 129)

Nenhum comentário: